História da Igreja 2 – Plano de Curso: 2014

Período: Segundo Semestre de 2014
Carga Horária: 40 horas aula
Professor: Eduardo Chaves

Ementa: A disciplina tem como objetivo possibilitar a construção de uma consciência histórica por meio da análise do processo de surgimento, consolidação, institucionalização e expansão das vertentes protestantes na primeira parte da Idade Moderna (séculos 16-17), relacionando-as, sempre que possível, às modificações estruturais que deram origem ao mundo contemporâneo, bem como à diversidade do pensamento teológico originado desse processo, e às suas reminiscências na mentalidade da Igreja Cristã Contemporânea.

Missão da FATIPI: Formar pessoas nos princípios da fé e da ética cristãs e capacitá-las para liderança transformadora inspirada no amor e na justiça do Reino de Deus.

Objetivos da Disciplina:

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

1. Identificar os principais reformadores protestantes, reconhecer e articular suas ideias e traçar o seu impacto dessas ideias no dia de hoje;
  2. Entender as raízes das denominações protestantes atuais que cujas origens remontam aos séculos 16 e 17 e explicar no que concordam e no que diferem, e por que razões;
  3. Reconhecer as ideias e as práticas da Igreja Católica Romana que têm origem no período anterior à Reforma Protestante e aquelas que surgiram no processo de renovação conhecido como a “Contra-Reforma”.

Metodologia:

A matéria constante do programa será desenvolvida por meio de:

1. Exposições contextualizadoras pelo professor dos temas do programa;
  2. Discussões envolvendo os alunos dos textos indicados para cada aula, em um grande grupo ou em grupos menores;
  3. Elaboração de um trabalho escrito que represente um estudo aprofundado de um dos temas da disciplina, a ser escolhido de comum acordo entre cada aluno e o professor.

Conteúdo Programático:

I. Introdução: A Idade Média se Despede

1.  Importantes binômios medievais
2.  Conflitos políticos entre lideranças políticas e o Papado
3.  A condição da Igreja Católica ao final da Idade Média
4.  Movimentos de reforma dentro da Igreja Católica pré-Reforma
5.  O Renascimento
6.  A invenção da Imprensa

II. A Reforma Protestante do Século 16 na Europa em suas quatro principais faces

1.  A Reforma Luterana
2.  A Reforma Calvinista
3.  A Reforma Radical
4.  A Reforma Anglicana

III. A Reforma e a Contra-Reforma Católica na Europa

1.  A Criação da Sociedade de Jesus (e de outras ordens religiosas)
2. O Concílio de Trento

IV. A Reforma Não-Anglicana nas Ilhas Britânicas

V. A Reforma no Continente Americano no Século 17

VI. O Escolasticismo Protestante

VII. O Pietismo

VIII. Conclusão: O Século 18 se prepara

Avaliação:

1. Uma prova dissertativa obrigatória, no meio do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos até ali;
  2. Elaboração de trabalho escrito sobre um tema do programa, escolhido pelo aluno de comum acordo com o professor;
  3. Uma prova dissertativa optativa, no final do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos, para os alunos que desejarem essa oportunidade.

Média Final:

Será a média da nota recebida na(s) prova(s) realizada(s) e do trabalho escrito feito, média essa que que poderá ser aumentada em até 10% (dez por cento) com base na qualidade da participação do aluno nas discussões em sala de aula.

Bibliografia Básica:

BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. 3ª ed. São Paulo, ASTE, 1998.

DREHER, Martin N. A Igreja na Reforma. São Leopoldo, Sinodal, 1996. (Republicado como Parte III, “A Crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma”. DREHER, Martin N. História do Povo de Deus: Uma Leitura Latino-Americana. Sinodal. 2013).

McKIM, Donald K, editor. Grandes Temas da Tradição Reformada. São Paulo, Pendão Real, 1999.

TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. 4ª ed. São Paulo, ASTE, 2007.

WALKER, Williston. História da Igreja Cristã. 3ª ed. São Paulo, ASTE, 2006.

Bibliografia Complementar:

BIÉLER, André. O Pensamento Econômico e Social de Calvino. São Paulo, Cultura Cristã, 2012.

GONZÁLEZ, Justo L. Uma História ilustrada do Cristianismo, v. 5: A Era dos Sonhos Frustrados. São Paulo, Vida Nova, 1978. [Republicado em GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.1: “A Era dos Mártires até a Era dos Sonhos Frustrados”. 2ª ed., revisada. São Paulo, Vida Nova, 2011].

________.  Uma História ilustrada do Cristianismo, v. 6: A Era dos Reformadores. São Paulo, Vida Nova, 1978. [Republicado em GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.2: “A Era dos Reformadores até a Era Inconclusa”. 2ª ed., revisada. São Paulo, Vida Nova, 2011].

LEITH, John H.  A Tradição Reformada: Uma Maneira de Ser a Comunidade Cristã. São Paulo, Pendão Real, 1996.

MARTINA, Giacomo. História da Igreja: De Lutero aos Nossos Dias, v. 1: “O Período da Reforma.” 5ª ed. São Paulo, Loyola, 2014.

McGRATH, Alister.  A Revolução Protestante. Brasília, Palavra, 2012.

NOLL, Mark A. Momentos Decisivos na História do Cristianismo. São Paulo, Cultura Cristã, 2000.

São Paulo, 31 de Julho de 2014

echaves@fatipi.net