História da Igreja 4 – Plano de Curso: 2014

Carga Horária: 40 horas aula
Professor: Eduardo Chaves

Ementa:

A disciplina tem como objetivo possibilitar a construção de consciência histórica por meio da reflexão a respeito da relação entre as modificações socioeconômicas, políticas e culturais ocorridas ao longo do Século XX e as diferentes escolas do pensamento cristão originadas desse processo, de forma a perceber suas reminiscências na mentalidade do Cristianismo contemporâneo.

Missão da FATIPI:

Formar pessoas nos princípios da fé e da ética cristãs e capacitá-las para liderança transformadora inspirada no amor e na justiça do Reino de Deus.

Objetivos da Disciplina:

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

1. Identificar os principais acontecimentos, movimentos e tendências que, ao longo do Século XX, afetaram a prática e a organização da Igreja Cristã e o pensamento teológico cristão.
  1. Identificar os principais pensadores cristãos, tanto protestantes como católicos, que influenciaram a Igreja Cristã e sua teologia e reconhecer, tanto quanto possível, suas vinculações filosóficas e políticas.
  1. Entender as mudanças que, tendo se iniciado no Século XX, continuam a operar no Século XXI, podem representar, de um lado, mudanças significativas nas relações das igrejas cristãs umas com as outras e entre elas e as religiões não-cristãs, e de outro lado, deslocamentos significativos nos eixos de influência do Cristianismo, tanto do ponto de vista cultural como socioeconômico e geográfico.

Metodologia:

A matéria constante do programa será desenvolvida por meio de:

1. Exposições contextualizadoras pelo professor dos temas do programa;
  2. Discussões envolvendo os alunos dos textos indicados para cada aula, em um grande grupo ou em grupos menores;
  3. Elaboração de um trabalho escrito que represente um estudo aprofundado de um dos temas da disciplina, a ser escolhido de comum acordo entre cada aluno e o professor.

Conteúdo Programático:

I. Introdução: Depois da Primeira Guerra, o Século 20 enfrenta os dois séculos anteriores

II. O Catolicismo Romano: Do Concílio Vaticano I ao Concílio Vaticano II

III. O Protestantismo

1. Fundamentalistas, Modernistas, Liberais e Progressistas
2. A Teologia Neo-Reformada
3. A Teologia Existencial
4. A Teologia da Cultura
5. A Teologia Hermenêutica
6. A Teologia da História, do Mundo, e da Esperança
7. Os Secularistas e os Teólogos da “Morte de Deus” e o Declínio das Igrejas Históricas na Europa Ocidental e nos Estados Unidos Anglo-Saxão

IV. O Catolicismo Romano a partir do Concílio Vaticano II

1. A Necessidade do Concílio
2. O Impacto do Concílio Vaticano
3. Importantes Teólogos Católicos
4. Na América Latina: A Opção Preferencial pelos Pobres, a Teologia da Libertação, a luta contra as Ditaduras
5. Na América Latina B: O papel do leigo, as Comunidades Eclesiais de Base, a Teologia da Libertação

V. O Movimento Ecumênico

1. Dentro do Cristianismo
2. Entre o Cristianismo e outras religiões

VI. De Volta ao Protestantismo

1. No Brasil, as Crises dos Anos 60-70 nas Igrejas Históricas
2. O NeoPentecostalismo
3. Até que ponta o NeoPentecostalismo incorpora a “essência” protestante?
4. A Reação das Igrejas Históricas latinas ao crescimento do Secularismo, dos “Evangélicos”, do Desenvolvimento Tecnológico, da Globalização

VII.  A Geopolítica do Crescimento Cristão na segunda metade do Século 20 e no Século 21

Avaliação:

1. Uma prova dissertativa obrigatória, no meio do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos até ali;
  2. Elaboração de trabalho escrito sobre um tema do programa, escolhido pelo aluno de comum acordo com o professor;
  3. Uma prova dissertativa optativa, no final do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos, para os alunos que desejarem essa oportunidade.

Média Final:

Será a média da nota recebida na(s) prova(s) realizada(s) e do trabalho escrito feito, média essa que que poderá ser aumentada em até 10% (dez por cento) com base na qualidade da participação do aluno nas discussões em sala de aula.

Bibliografia Básica:

DREHER, Martin N. A Igreja Latino-Americana no Contexto Mundial. São Leopoldo, Sinodal, 1999.

GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo, Loyola, 1998.

MONDIN, Battista. Os Grandes Teólogos do Século XX. São Paulo, Teológica, 2005.

TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. São Paulo, ASTE, 1988.

___________ Perspectivas da Teologia Protestante nos Séculos XIX e XX. 2ª ed. São Paulo, ASTE, 1999.

Bibliografia Complementar:

BARTH, Karl. Dádiva e Louvor. Artigos Selecionados. São Leopoldo, Sinodal, 1986.

BONHOEFFER, Dietrich. Resistência e Submissão. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968.

COMBLIN, José. Teologia da Libertação, Teologia Neoconservadora e Teologia Liberal. Orgânica, 14. Petrópolis, Vozes, 1985.

GONZÁLEZ, Justo L. Uma História ilustrada do Cristianismo, v. 9: A Era dos Novos Horizontes. São Paulo, Vida Nova, 1978.  [Republicado em GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.2: “A Era dos Reformadores até a Era Inconclusa”. 2ª ed., revisada. São Paulo, Vida Nova, 2011].

____________. Uma História ilustrada do Cristianismo, v. 10: A Era dos Reformadores. São Paulo, Vida Nova, 1978. [Republicado em GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.2: “A Era dos Reformadores até a Era Inconclusa”. 2ª ed., revisada. São Paulo, Vida Nova, 2011].

GOTAY, Samuel Silva. O Pensamento Cristão Revolucionário na América Latina e no Caribe. São Paulo, Paulinas, 1985.

MacKINTOSH, H. R. Teologia Moderna – de Schleiermacher a Bultmann. São Paulo, Novo Século, 2004.

MÍGUEZ BONINO, José. A Fé em Busca de Eficácia. Uma Interpretação da Reflexão Teológica Latino-Americana sobre Libertação. São Leopoldo, Sinodal, 1987.

SHAULL, Richard. De Dentro do Furacão. São Paulo, Sagarana Editora, 1985.

São Paulo, 31 de Julho de 2014

echaves@fatipi.net