Prova de História da Igreja 2 (Séculos 16 e 17)

[NOTA: Prova para ser feita individualmente, embora seja admissível e até encorajada a discussão com os colegas e com outros professores como preparação para a elaboração das respostas. A prova pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa, e é de consulta livre a qualquer fonte que o aluno tiver interesse de pesquisar. Devolver até o dia 9 de Outubro de 2014, durante a aula.]

PERGUNTAS

1. Existe (em sua opinião) algo que possa ser chamado de “essência” do Cristianismo, um conjunto mínimo de crenças, ou de comportamentos, ou de rituais, ou de alguma outra coisa, ou de tudo isso misturado, que dê “identidade” ao Cristianismo, que defina seu “DNA”, e o diferencie e demarque das religiões não cristãs? Se existe, o que seria? Se não existe, por quê você acha que não e como você procede para identificar quem é cristão e quem não é?

2. Levando em conta sua resposta à primeira questão, discuta se os seguintes movimentos religiosos são (em sua opinião) cristãos ou não [escolha três]: Espiritismo (Kardecismo), Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), Igreja da Unificação (Rev. Moon), Unitarismo (Igreja Unitária), Ciência Cristã, Umbanda.

3. Existe (em sua opinião) algo que possa ser chamado de “essência” do Protestantismo, um conjunto mínimo de crenças, ou de comportamentos, ou de rituais, ou de alguma outra coisa, ou de tudo isso misturado, que dê “identidade” ao Protestantismo, que defina seu “DNA”, e o diferencie e demarque do Catolicismo Romano, do Cristianismo Ortodoxo, ou de outras variantes cristãs? Se existe, o que seria? Se não existe, por quê você acha que não e como você procede para identificar quem é adepto do quê?

4. Levando em conta sua resposta à terceira questão, discuta se os seguintes movimentos religiosos ou denominações são (em sua opinião) protestantes ou não [escolha duas]: Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), Igreja da Unificação (Rev. Moon), Unitarismo (Igreja Unitária). [Se você escolher um movimento que já escolheu na resposta à pergunta 2, por favor, seja coerente…]

5. Leia a história do jovem rico, que possuía muitos bens, e que perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna (Mt.19:16-22; Mc.10:17-22; Lc.18:18-23). Como você imagina que Lutero analisaria a resposta de Jesus, com base em sua doutrina de que a salvação (a “vida eterna”) não decorre de esforços humanos para “cumprir a lei” ou de ações humanas que que sejam caracterizáveis como “realizar boas obras” ou “fazer o bem”, mas é, ao contrário, um “dom gratuito” de Deus (sola gratia), totalmente imerecido, que o homem não tem nem sequer condições de aceitar mediante um ato de fé seu, sem a ajuda da graça de Deus?

2 de Setembro de 2014