Trabalho em Substituição às Aulas de 13/11/2014

Aos Alunos de História da Igreja II e História da Igreja IV:

Em atenção ao Comunicado da Diretoria da FATIPI aos docentes, no final da tarde de 4/11/2014, acerca da possibilidade de que as aulas de 13 a 16 de Novembro fossem substituídas por atividade supervisionada, visto que alguns professores e diversos alunos planejam participar do PROCLAME – Congresso de Evangelização da IPIB naqueles dias, decidi substituir as aulas de 13/11/2014, tanto de História da Igreja II como de História da Igreja IV, pela seguinte atividade supervisionada, para todos os alunos que desejarem (ou, por já estarem no limite de faltas, precisarem!) ganhar presença naquele dia (mesmo para aqueles que não vão participar do PROCLAME):

1) Leitura do curto artigo “Ecumenismo” na Wikipedia, edição em Língua, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecumenismo;

2) Leitura da Seção XIII (pp. 426-437), que trata da “Unidade Cristã”, do livro Documentos da Igreja Cristã, de H. Bettenson (5a edição, ASTE, São Paulo);

3) Resposta por escrito, de forma sucinta (máx 2 págs) à seguinte pergunta, com suas quatro partes (a-d):

PERGUNTA: À luz do que você leu ao longo do curso, nas fontes indicadas em 1 e 2 e em outras fontes, bem como do que você conhece por experiência própria acerca dos fatores que levam as igrejas a se dividirem e, em alguns casos, a se reunificarem, quais as possibilidades que você antevê de que, ao longo do Século 21, possa haver a reunificação das seguintes denominações ou igrejas:

a) Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e Igreja Presbiteriana do Brasil (quem sabe com a Igreja Presbiteriana Conservadora e a Igreja Presbiteriana Unida também), formando a Igreja Presbiteriana Brasileira (reunificando, assim, as principais igrejas presbiterianas divididas no Brasil durante o Século 20);

b) Igrejas Protestantes entre si, no Brasil e no exterior, formando a Igreja Evangélica Unida (reunificando, assim, as igrejas protestantes que foram se dividindo desde o Século 16);

c) Igreja Evangélica Unida e a Igreja Católica Romana, formando a Igreja Católica Evangélica (reunificando, assim, as duas principais alas do Cristianismo Ocidental criadas em decorrência da Reforma Protestante do Século 16);

d) Igreja Católica Evangélica (as Igrejas Evangélicas Unidas e a Igreja Católica Romana) com as Igrejas Ortodoxas Orientais, formando a Igreja Cristã Universal (reunificando, assim, as duas grandes alas do Cristianismo Mundial criadas em decorrência do Grande Cisma de 1054)?

Essa pergunta cobre tópicos de História da Igreja II (Reforma Protestante, Reforma Católica, Contrarreforma Católica) e de História da Igreja IV (Movimento Ecumênico e Unidade Cristã).

A resposta deve ser enviada por e-mail para echaves@fatipi.net impreterivelmente até o dia 27/11/2014 para que seja confirmada presença no dia 13/11/2014.

Isso significa que não haverá aulas regulares de História da Igreja (II e IV) na próxima quinta-feira, dia 13/11/2014.

São Paulo, 6 de Novembro de 2014

==============================