Plano de Curso: História da Igreja III (2015/S1)

FACULDADE DE TEOLOGIA DE SÃO PAULO
IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL
FATIPI
Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 307, publicada no DOU de 31/12/2012
www.fatipi.edu.br
Disciplina: História da Igreja III (Séc 18–19) Área Disciplinar: Teologia e História
Curso:         Bacharelado em Teologia – 2º Ano Ano/Semestre:     2015 / 1º
Professor: Eduardo O E M C Chaves Carga Horária:     40 h/a

I. Missão da FATIPI

Formar pessoas nos princípios da fé e da ética cristãs e capacitá-las para liderança transformadora inspirada no amor e na justiça do Reino de Deus.

II. Ementa da Disciplina

A disciplina possibilita a construção de uma visão histórica das manifestações institucionais e doutrinárias do Cristianismo na Idade Moderna, relacionando essas manifestações, sempre que possível, de um lado, às transformações estruturais que deram origem ao mundo moderno, e, de outro, aos diversos arranjos institucionais e correntes de pensamento que vieram a caracterizar a Igreja dos Séculos 20 e 21.

III. Objetivos da Disciplina

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

1. Mapear os principais desenvolvimentos e tendências dos séculos 18 e 19, como, por exemplo:

  • A consolidação da necessidade de resguardar liberdades e direitos individuais básicos contra a intervenção de terceiros e do próprio estado, entre os quais a liberdade religiosa, a separação entre a igreja e o estado, e o direito ao culto livre;
  • O surgimento das ciências modernas (naturais e humanas) e o aparecimento das grandes invenções;
  • A eclosão da revolução industrial, a invenção da automação agrícola, o surgimento das grandes áreas urbanas, a transição de uma sociedade agrária e rural para uma sociedade industrial e urbana;
  • O surgimento das grandes imigrações para as Américas, a organização e sindicalização das massas trabalhadoras, os grandes experimentos sociais, a educação pública, a luta contra a pobreza e a desigualdade;
  • O fortalecimento da classe média e sua conscientização da necessidade de defender seus interesses (sem se deixar espremer entre ricos e pobres);
  • A inserção da mulher na economia formal, a luta pelo sufrágio da mulher, a invenção dos métodos contraceptivos modernos, a luta pela igualdade entre os sexos, a criação de novos modelos de relação entre os sexos, o feminismo, a homossexualidade;
  • A criação do tempo livre, o surgimento das diversões públicas, a importância do lazer e das viagens;
  • Surgimento de uma visão racional e secular do mundo em contraposição a uma visão alicerçada na fé e no sagrado;
  • A geração de uma mentalidade libertária e antiautoritária e de nova moralidade para defende-la contra a constante tentação do controle e da censura, com a consequente luta pela liberdade de expressão e de imprensa.

2. Identificar as principais correntes do pensamento ocidental que caracterizaram os séculos 18 e 19 e seus principais expoentes, como, por exemplo:

  • Racionalismo (Descartes)
  • Empirismo (Locke, Berkeley, Hume)
  • Liberalismo (Smith, Mill)
  • Realismo (Reid)
  • Naturalismo (Rousseau)
  • Idealismo Crítico (Kant)
  • Idealismo Especulativo (Hegel)
  • Romantismo (Herder)
  • Voluntarismo (Schopenhauer)
  • Positivismo (Comte)
  • Existencialismo (Kierkegaard)
  • Socialismo (Marx)
  • Progressivismo (Dewey)

3. Investigar o impacto desses desenvolvimentos e tendências e dessas correntes de pensamento sobre a igreja cristã e o pensamento cristão, abordando, por exemplo:

  • As principais formas em que as diferentes tradições cristãs ocidentais (ortodoxia reformada, pietismo luterano, escolasticismo católico) enfrentaram os desafios da cultura racionalista e secular durante esse período;
  • As principais características da tradições teológicas desse período (alta crítica na análise bíblica, história das religiões, teologia de Princeton, liberalismo teológico, evangelho social, neotomismo, fundamentalismo, evangelicalismo, etc.);
  • Os principais atores dentro dessas tradições teológicas;
  • O impacto dessas questões nos períodos subsequentes (séculos 20 e 21).

IV. Metodologia

A matéria constante do programa será desenvolvida por meio de:

1. Exposições contextualizadoras pelo professor dos temas do programa;

2. Discussões entre e com os alunos dos textos indicados para cada aula, em pequenos grupos ou envolvendo toda a classe;

3. Elaboração de um trabalho escrito que represente um estudo aprofundado de um dos temas da disciplina, a ser escolhido de comum acordo entre cada aluno e o professor.

V. Conteúdo Programático

1. A Modernidade Desafia o Cristianismo

  • A ciência, a natureza, a crítica do sobrenatural
  • O deísmo e a busca de uma religião natural
  • A filosofia, a razão, a crítica da revelação
  • O fideísmo, o sentimento e a busca de uma religião fora dos limites da razão
  • A explicação natural da moralidade e da religião
  • O Cristianismo como religião imanente e moral

2. A Essência da Modernidade

A. A Liberdade
  • A Liberdade Religiosa e a Luta pela Tolerância: o direito de pensar, falar, expressar-se, ser diferente, reunir-se, ir e vir
  • A Liberdade Política e a Luta pela Democracia: o direito de governar-se, de escolher governantes, de se livrar de governantes indesejáveis
  • A Liberdade Econômica e a Luta pelo Liberalismo Laissez-Faire: o direito de empreender, possuir, trocar, vender, comprar, legar, desperdiçar
  • Há limites à liberdade? Quais seriam?
B. A Razão
  • A Razão e a Crítica
  • A Razão, a Evidência, o Conhecimento, a Verdade, a Ciência
  • A Razão, o Sentimento, o Bem, o Certo, a Moralidade,
  • A Razão, a Sensibilidade, o Belo, a Arte
  • A Razão, o Ceticismo, o Relativismo
  • Há limites à razão? Quais seriam?

3. Correntes de Pensamento dos Séculos 18 e 19

  • O racionalismo
  • O empirismo
  • O naturalismo
  • O senso comum
  • O positivismo
  • O liberalismo
  • O socialismo
  • O conservadorismo

4. Correntes Teológicas

  • A defesa da teologia natural
  • A defesa da revelação
  • A defesa da experiência
  • A defesa da fé como “aposta”
  • A Bíblia como objeto de análise literária, histórica e científica
  • A teologia liberal
  • O evangelho social
  • Os conservadorismos (fundamentalista, evangélico, católico, etc.)

5. O Legado da Modernidade

  • As missões e o confronto com as culturas nativas
  • O relativismo cultural
  • Ser cristão em um mundo plural e multicultural
  • Ser cristão em um mundo cético e secular
  • Ser cristão em um mundo moralmente relativista

VI. Avaliação

1. Uma prova dissertativa obrigatória, no meio do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos até ali

2. Elaboração de trabalho escrito sobre um tema do programa, escolhido pelo aluno de comum acordo com o professor

3. Uma prova dissertativa optativa, no final do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos, para os alunos que desejarem essa oportunidade

VII. Média Final

Será a média da nota recebida na(s) prova(s) realizada(s) e do trabalho escrito feito, média essa que que poderá ser aumentada em até 10% (dez por cento) com base na qualidade da participação do aluno nas discussões em sala de aula.

VIII. Bibliografia

1. Bibliografia Básica

BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. 5ª edição. Tradução de Helmuth Alfredo Simon, revista, corrigida e atualizada por Gerson Correia de Lacerda. São Paulo, ASTE, 2011.

DREHER, Martin N. A Igreja Latino-Americana no Contexto Mundial. São Leopoldo, Sinodal, 1996. [Republicado como Parte IV, “A Igreja Latino-Americana no Contexto Mundial”. DREHER, Martin N. História do Povo de Jesus: Uma Leitura Latino-Americana. São Leopoldo, Editora Sinodal, 2013]

McKIM, Donald K, editor. Grandes Temas da Tradição Reformada. Tradução de Gerson Correia de Lacerda. São Paulo, Pendão Real, 1998.

TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. 4a edição. Tradução de Jaci Maraschin. São Paulo, ASTE, 2007.

TILLICH, Paul. Perspectivas da Teologia Protestante nos Séculos XIX e XX. 4ª edição. Tradução de Jaci Maraschin. São Paulo, ASTE, 1999.

WALKER, Williston, com complementação de Richard A. Norris, David W. Lotz e Robert T. Handy. História da Igreja Cristã. 3ª edição brasileira (traduzida da 4a edição americana). Tradução de Paulo Siepierski. São Paulo, ASTE, 2006.

2. Bibliografia Complementar

CARNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. Uma História da Igreja Cristã. Nova Edição 3a edição, revisada e ampliada. São Paulo: Vida Nova, 2008.

GONZALEZ, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo, Volume 8: “A Era dos Dogmas e das Dúvidas”. São Paulo: Vida Nova, 1978. [Republicado em GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, 2ª edição, revisada. 2º volume, “A Era dos Reformadores até a Era Inconclusa”, Parte 8. Tradução de Carmella Malkomes. São Paulo, Vida Nova, 2011]

GONZÁLEZ, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo, vol. 9: “A Era dos Novos Horizontes”. São Paulo, Vida Nova, 1978.  [Republicado em GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, 2ª edição, revisada. 2º volume: “A Era dos Reformadores até a Era Inconclusa”, Parte 9. Tradução de Adiel Almeida de Oliveira. São Paulo, Vida Nova, 2011].

SHELLEY, Bruce L. História do Cristianismo ao Alcance de Todos. Tradução de Vivian Nunes do Amaral. São Paulo, Shedd Publicações, 2004.

3. Blog com Material Complementar Adicional

 Recomenda-se aos alunos que acompanhem o Blog “História da Igreja”, mantido pelo professor, que conterá material suplementar às aulas e às leituras:

http://historiadaigreja.info/

A “Filosofia Pedagógica” do professor — que discute como ele vê o seu papel na construção da aprendizagem dos alunos — está resumida no seguinte artigo: “Educação, Aprendizagem e Ensinagem (Com Foco na Educação Superior)”, publicado no Blog, no seguinte endereço:

http://historiadaigreja.info/2014/11/01/educacao-aprendizagem-e-ensinagem-com-foco-na-educacao-de-nivel-superior/

O professor sugere, enfaticamente, que todos os alunos leiam esse artigo como primeira leitura do curso.

São Paulo, 2 de Fevereiro de 2015 (revisto em 11 de Fevereiro de 2015)

Eduardo Chaves
eduardochaves@fatipi.edu.br [Oficial]
echaves@fatipi.net [Alternativo]

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