História da Igreja III – Prova para Entrega em 9/4/15

PROVA DE HISTÓRIA DA IGREJA 3

[NOTA: Prova para ser feita individualmente, embora seja admissível e até encorajada a discussão com os colegas e com outros professores como preparação para a elaboração das respostas. A prova pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa, e é de consulta livre a qualquer fonte ou referência que o aluno tiver interesse de pesquisar. Não esquecer de colocar referencias aos materiais (fontes) utilizados e de, no caso de citação ipsissima verba, colocar aspas. Devolver até o dia 9 de Abril de 2015, durante a aula. A prova, feita em casa, fica no lugar da aula da Quinta-feira Santa (Endoenças), dia 2 de Abril de 2015.]

No período coberto por esta disciplina (cerca de 1650 a 1900), vários movimentos surgiram que vieram a representar uma ameaça para o Cristianismo Tradicional, tanto Católico como Protestante.

Pesquise na Bibliografia e na Web cada um dos movimentos abaixo e diga como você vê o principal desafio colocado por esse movimento à Igreja Cristã e ao Pensamento Cristão:

1. A ciência moderna (em relação às doutrinas da criação, da providência, dos milagres, etc.)
  2. A ênfase na razão, no racionalismo, na razoabilidade (em prejuízo da revelação e da fé)
  3. A ênfase no secular, no natural, no imanente (em prejuízo do sagrado, do sobrenatural, do transcendental)
  4. A crítica histórica, literária e textual da Bíblia (em prejuízo das doutrinas da inspiração e da inerrância)
  5. A ênfase na liberdade e na tolerância (em prejuízo da uniformidade confessional, da ortodoxia e do combate à heresia)