A Fé e as Obras

Republico aqui o artigo que publiquei em meu blog principal, Liberal Space… O assunto é de interesse especialmente para os alunos de História da Igreja II, neste segundo semestre de 2015.

Liberal Space

Um amigo meu no Facebook, Wilson Cavalcanti, católico, transcreveu, em um post, um trecho da Carta de Tiago (capítulo 2, versículos 14-26), me pedindo que, como representante da tradição protestante (em especial da tradição reformada, ou calvinista, ou presbiteriana), me pronunciasse sobre o assunto. Esclareceu que a posição de Tiago lhe parece, como bom católico, bastante razoável.

Abaixo, o que respondi… A resposta ficou tão grande que o Facebook a refugou. Por isso a transcrevo aqui, onde pode ajudar mais gente.

Caro Wilson Cavalcanti…

Você está me convocando para me pronunciar sobre um tema controvertido, em que a Igreja Católica e as principais Igrejas Protestantes em geral diferem em alguns aspectos considerados (por elas mesmas) importantes.

Vou me pronunciar como historiador da doutrina, como historiador do pensamento cristão, sem me posicionar pessoalmente em relação às questões envolvidas…

Nenhum dos lados (católicos e protestantes) nega que o ser humano, pecador, precisa…

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2 Comments

  1. Olá Eduardo meu amigo, ultimamente tenho me interessado sobre um tema, o qual submeto para sua apreciação, “as raízes judaicas do cristianismo”. Muito tem me intrigado o quanto de antissemitismo ainda existe na igreja cristã por conta da herança da teologia católica. Haveria alguma possibilidade de recebermos uma contribuição sua para este tema?

    Grande abraço, Marcelo Girsas

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    1. Vou pensar um pouco sobre o assunto, Marcelo. De pronto, parece-me importante destacar duas coisas:

      a) O Cristianismo começou com uma seita judaica. Jesus era judeu e em nenhum momento demonstrou a intenção de quebrar com o judaísmo. Por mais que discordasse da interpretação vigente de alguns mandamentos ou exagerasse no entendimento radical de outros, fazia isso sem dúvida como um judeu. Os apóstolos eram judeus. A primeira comunidade de seguidores de Jesus, em Jerusalém, consistia de judeus e guardava os mandamentos da lei judaica e as normas rituais de comportamento judaicas.

      b) Foi Paulo, que também era judeu, que levou a mensagem cristã para os gentios, reinterpretando-a no processo. Vários estudiosos assinalam que essa reinterpretação talvez tenha sido radical demais: Jesus pregou a proximidade, e mesmo a chegada, do Reino de Deus; Paulo pregou Jesus como salvador da humanidade, não tanto através de seu ensino, ou mesmo de suas ações e de seu ministério, mas através de sua morte e presumida ressurreição. Adolf von Harnack, por isso, fala na religião “cristã” de Jesus – uma religião ética simples – e a contrasta com a religião “católica” de Paulo – uma religião com uma complexa e elaborada teologia, com elementos judaicos e helenísticos.

      Até aí, exceto por alguns conflitos localizados entre cristãos judeus e cristãos gentios, ou mesmo entre cristãos, agora já identificados como uma religião diferente do Judaísmo e os judeus, não há evidência de um sentimento anti-semita dentro do Cristianismo. Onde foi que ele começou a surgir? Quando é que alguns cristãos começaram a estigmatizar os judeus como assassinos de Jesus? Creio que essas atitudes começaram a surgir apenas depois de o Cristianismo ter se tornado não só uma religião lícita dentro do Império Romano e ter passado a ser a religião oficial do Império. Isso se deu por volta de 380. Sendo a religião oficial, e, portanto, a única lícita, pode ser que os cristãos tenham começado a se implicar primeiro com os judeus, que estavam, em termos religiosos, mais próximos deles. Mas isso é apenas impressão da minha parte. Preciso investigar – e prometo faze-lo, se você não tiver muita pressa…

      Um abraço. Saudades de um papo.

      Eduardo

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