História da Igreja I – Plano de Curso (2016)

FACULDADE DE TEOLOGIA DE SÃO PAULO DA
IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL (FATIPI)

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 307
publicada no DOU de 31/12/2012

www.fatipi.edu.br

Disciplina:  História da Igreja 1 (1(-5)–1455) Área Disciplinar: Teologia e História
Curso:        Bacharelado em Teologia – 1º Ano Ano/Semestre:     2016 / 1º
Professor:  Eduardo Chaves Carga Horária:     40 h/a

Missão da FATIPI 

Formar pessoas nos princípios da fé e da ética cristãs e capacitá-las para liderança transformadora inspirada no amor e na justiça do Reino de Deus.

Ementa

 A disciplina possibilita a construção de uma visão histórica do Cristianismo a partir da compreensão do processo de seu surgimento, consolidação e institucionalização na Antiguidade (até cerca do ano 500 AD) e de sua evolução na Idade Média (cerca de 500-1500), relacionando sua história institucional e seu desenvolvimento doutrinário, sempre que possível, à igreja posterior, até o período contemporâneo.

Objetivos da Disciplina

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

  1. Identificar os principais marcos ou momentos decisivos da história do Cristianismo ao longo dos seus primeiros quinze séculos (compreendendo, portanto, a Antiguidade e Época Medieval), situar esses marcos no contexto da História Geral, e entender o seu significado para a história subsequente do Cristianismo.
  2. Identificar e entender os principais desafios enfrentados pela Igreja Cristã nesse período nos seguintes planos:
    1. No plano institucional, o desenvolvimento do modo básico de organização da igreja, das formas encontradas para resolver divergências e disputas, e das práticas características;
    2. No plano doutrinário, a definição das fontes de autoridade, a construção do pensamento teológico, a busca de ortodoxia, e o combate a heresias;
    3. No plano social, a identificação de diferentes formas de interagir com a sociedade, captar e manter adeptos, acomodar-se a circunstâncias sociais, econômicas e culturais (neste caso, especialmente intelectuais);
    4. No plano político, a construção de diferentes formas de interagir com o Estado, no plano local, nacional ou mesmo transnacional.
  3. Identificar e entender as ideias e práticas vigentes na Igreja Cristã ao final do período, de modo a compreender o período subsequente de sua história (o da Reforma Protestante).

 Metodologia

A matéria constante do programa será desenvolvida por meio de:

  1. Exposições contextualizadoras pelo professor sobre os temas do programa;
  2. Discussões com e entre os alunos dos textos indicados para cada aula, envolvendo toda a classe ou em pequenos grupos;

Conteúdo Programático

I. O Cristianismo na Antiguidade (ca. 5 AC – 476 AD)

  1. Dos Primórdios (ca. 5 AC) até a Destruição do Templo de Jerusalem (70 AD)
  2. Da Destruição do Templo (70 AD) até o Édito de Milão (313 AD)
  3. Do Édito de Milão (313) até o Édito de Tessalônica (380)
  4. Do Édito de Tessalônica (380) até a Queda do Império Romano no Ocidente (476)

II. O Cristianismo na Primeira Metade da Idade Medieval (476-1054)

  1. A Igreja Imperial: O Cristianismo como Religião de Estado (476-800)
  2. O Império Contra-Ataca: Surge o Império Romano “Sacro” no Ocidente (800-1054)

III. O Cristianismo na Segunda Metade da Idade Medieval (1054-1455)

  1. A Igreja Ocidental se Afirma e, ao Final, Entra em Crise (1054-1309)
  2. O Ocaso da Idade Medieval (1309-1455)

IV.A Idade Medieval dá lugar ao Renascimento e Prepara a Reforma (1455-1520)

Avaliação  

  1. Elaboração de dois trabalhos escritos que representem um estudo mais aprofundado de dois dos temas da disciplina, a ser escolhido de comum acordo entre os alunos e o professor, e que podem ser realizados em grupos de até 5 (cinco) alunos.
  2. Uma prova dissertativa, de natureza optativa, no final do semestre, sobre os temas discutidos em classe e os textos lidos, para os alunos que desejarem essa oportunidade

Média Final

Será a média da nota recebida nos dois trabalhos realizado(s), média essa que poderá ser aumentada em até 10% (dez por cento) com base na qualidade da participação do aluno nas discussões em sala de aula. Se o aluno estiver insatisfeito com sua média, poderá realizar uma prova final, que será considerada uma terceira nota a ser incorporada à sua média, caso ela seja melhorada com o procedimento – e que será ignorada em caso contrário.

Faltas

Não há justificativa de faltas. Convocação pela igreja ou pelo presbitério, bem como participação em reuniões da Igreja nacional (como a Assembleia Geral e outras) não representam exceções a essa regra.

O semestre letivo consiste de 20 semanas com 2 aulas por semana, perfazendo 40 aulas. O aluno tem, nos termos da legislação vigente, o direito de faltar até 25% das aulas, ou seja, até 10 aulas (ou, o que é equivalente, até 5 semanas de aulas). Extrapolando esse percentual ou esses números, será, lamentavelmente, considerado reprovado por faltas, independentemente da média que ostentar.

Bibliografia Básica

BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. 5ª edição. Tradução de Helmuth Alfredo Simon, revista, corrigida e atualizada por Gerson Correia de Lacerda. São Paulo, ASTE, 2011.

DREHER, Martin N. A Igreja no Império Romano. São Leopoldo, Sinodal, 1996. [Republicado como Parte I, “A Igreja no Império Romano”. DREHER, Martin N. História do Povo de Jesus: Uma Leitura Latino-Americana. São Leopoldo, Editora Sinodal, 2013].

DREHER, Martin N. A Igreja no Mundo Medieval. São Leopoldo, Sinodal, 1996. [Republicado como Parte II, “A Igreja no Mundo Medieval”. DREHER, Martin N. História do Povo de Jesus: Uma Leitura Latino-Americana. São Leopoldo, Editora Sinodal, 2013].

TILLICH, Paul. História do Pensamento Cristão. 4a edição. Tradução de Jaci Maraschin. São Paulo, ASTE, 2007.

WALKER, Williston, com complementação de Richard A. Norris, David W. Lotz e Robert T. Handy. História da Igreja Cristã. 3ª edição brasileira (traduzida da 4a edição americana). Tradução de Paulo Siepierski. São Paulo, ASTE, 2006.

 Bibliografia Complementar

CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. Uma História da Igreja Cristã. 3a edição, revisada e ampliada. Tradução de Israel Belo de Azevedo e Valdemar Kroker. São Paulo: Vida Nova, 2008.

GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo, em dois volumes, v.1, 2ª edição, revisada. Tradução de Key Yuasa. São Paulo, Vida Nova, 2011. [Compreende os cinco primeiros volumes da obra anteriormente publicada em dez volumes].

KAUFMANN, Thomas; KOTTJE, Raymund; MOELLER, Berndt; WOLFF, Hubert; Orgs. História Ecumênica da Igreja, em dois volumes. Tradução de Irineu J. Rabuske. São Paulo, Paulus; São Leopoldo, Editora Sinodal; São Paulo, Edições Loyola; 2012.

SHELLEY, Bruce L. História do Cristianismo ao Alcance de Todos. Tradução de Vivian Nunes do Amaral. São Paulo, Shedd Publicações, 2004

Blog com Material Complementar Adicional

Recomenda-se aos alunos que acompanhem o Blog “Church History Space” (anteriormente chamado de “História da Igreja”, mantido pelo professor, que conterá material suplementar às aulas e às leituras. Acessa-se o blog nos endereços http://churchhistory.space/ e http://historiadaigreja.info/

A “Filosofia Pedagógica” do professor — que discute como ele vê o seu papel na construção da aprendizagem dos alunos — está resumida no seguinte artigo: “Educação, Aprendizagem e Ensinagem (Com Foco na Educação Superior)”, publicado no Blog, no seguinte endereço:

http://churchhistory.space/2014/11/01/educacao-aprendizagem-e-ensinagem-com-foco-na-educacao-de-nivel-superior/

ou

http://historiadaigreja.info/2014/11/01/educacao-aprendizagem-e-ensinagem-com-foco-na-educacao-de-nivel-superior/

O professor sugere, enfaticamente, que todos os alunos leiam esse artigo como primeira leitura do curso.

São Paulo, 5 de Fevereiro de 2016

Eduardo Chaves
eduardochaves@fatipi.edu.br

 

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