História da Igreja I / 1 Semestre de 2016 / Primeiro Trabalho

[NOTA: Prova para ser feita individualmente, embora seja admissível e até encorajada a discussão com os colegas e com outros professores como preparação para a elaboração das respostas. A prova pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa, e é de consulta livre a qualquer fonte que o aluno tiver interesse de pesquisar. Devolver até o dia 29 de Abril de 2016, exclusivamente por e-mail, no e-mail prova01-histig01@fatipi.net. Coloque seu nome por extenso na linha de assunto. Por favor, não envie a prova para outro e-mail, nem por whatsapp ou outro serviço de mensagens instantâneas, como o do Facebook. O texto deve ter no mínimo 5 páginas e no máximo 10 e pode estar no formato doc/docx ou pdf ].

o O o

1. Há quem diga que a mensagem de Jesus foi centrada na vinda próxima do Reino de Deus e na preparação para essa vinda — e que a mensagem do apóstolo Paulo foi centrada na morte e ressurreição de Jesus, dando a esses eventos uma interpretação salvífica que os colocou no centro da mensagem cristã (deixando a mensagem do Reino de Deus de lado). Quem diz isso às vezes acrescenta que, por isso, o apóstolo Paulo foi o real fundador da religião cristã. O que você acha dessas afirmações? Analise-as.
  2. Parece certo que os apóstolos e os cristãos da Igreja Primitiva aguardavam o retorno de Jesus e o fim dos tempos para uma data próxima, imaginando até que alguns que estavam vivos pudessem ainda estar vivos quando “o fim do mundo” acontecesse. Essa expectativa não se cumpriu — até hoje. Discuta como a Igreja (primitiva e até a dos nossos dias) se ajustou a essa expectativa frustrada e como você próprio se sente em relação a ela. Você acha que, hoje, a segunda vinda de Jesus Cristo ainda vai acontecer? Está próxima?
  3. Pesquise e resuma o ponto de vista do Apóstolo Paulo em relação às seguintes questões, e dê o seu próprio ponto de vista, esclarecendo se você concorda com ele, ou discorda dele, e por quê:
    1. A vida celibatária e a abstinência sexual
    2. Casamento, separação (divórcio), novo casamento, casamento misto (cristão e não-cristão)
    3. Papel da mulher no casamento, na família, na igreja, na sociedade
  4. Faça um exercício da imaginação e discuta se teria sido melhor ou pior para o Cristianismo, como religião, se ele não tivesse se tornado religião oficial do Império Romano ao final do Século 4.
  5. Faça uma pesquisa no livro texto e na Web e defina e explique pelo menos cinco das seguintes dez heresias que surgiram nos primeiros séculos da nossa era, indicando qual foi a posição ortodoxa defendida pela Igreja em relação à questão básica envolvida:
    1. Donatismo
    2. Arianismo