História da Igreja III / 1 Semestre 2016 / Primeiro Trabalho

[NOTA: Prova para ser feita individualmente, embora seja admissível e até encorajada a discussão com os colegas e com outros professores como preparação para a elaboração das respostas. A prova pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa, e é de consulta livre a qualquer fonte que o aluno tiver interesse de pesquisar. Devolver até o dia 29 de Abril de 2016, exclusivamente por e-mail, no e-mail prova01-histig03@fatipi.net. Coloque seu nome por extenso na linha de assunto. Por favor, não envie a prova para outro e-mail, nem por whatsapp ou outro serviço de mensagens instantâneas, como o do Facebook. O texto deve ter no mínimo 5 páginas e no máximo 10 e pode estar no formato doc/docx ou pdf ].

o O o

No período coberto por esta disciplina (cerca de 1650 a 1900), vários movimentos surgiram que vieram a representar uma ameaça para o Cristianismo Tradicional, tanto Católico como Protestante. Pesquise na Bibliografia e na Web cada um dos movimentos abaixo e diga como você vê o principal desafio colocado por esse movimento à Igreja Cristã e ao Pensamento Cristão:

1. A ciência moderna (em relação às doutrinas da criação, da providência, dos milagres, etc);
  2. A ênfase na razão, no racionalismo, na razoabilidade (em prejuízo da revelação e da fé);
  3. A ênfase no secular, no natural, no imanente (em prejuízo do sagrado, do sobrenatural, do transcendental);
  4. A crítica histórica, literária e textual da Bíblia (em prejuízo das doutrinas da inspiração e da inerrância).
  5. A ênfase na liberdade e na tolerância (em prejuízo da uniformidade confessional, da ortodoxia e do combate à heresia).

Em São Paulo, 15 de Abril de 2016